quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 4

Unidade 4 – Atividade 4

Através do seu trabalho de pesquisa o professor Silvio da Costa nos mostra que nós professores ainda não percebemos que devemos ser mediadores do uso das tecnologias. Elas nos permitem alfabetizar nossos alunos para todas as possibilidades de leitura de mundo, considerando os vários códigos: verbal/texto, icônico/imagem e sonoro/som, como meios indispensáveis para essa alfabetização.
No nosso trabalho diário fizemos uso das tecnologias, mas nem sempre percebemos as mesmas como espaços educativos de real significância, e ainda, no uso das mesmas, não conseguimos englobar todos os aspectos que deveriam ser abordados. No entanto, já houve um grande crescimento, pois, inicialmente usava-mos o laboratório de informática da escola apenas como fonte de pesquisa, hoje, já conseguimos utilizar essa ferramenta tecnológica na produção de trabalhos dos alunos com registros em pequenos vídeos e produção de slides, onde o educando é orientado e motivado para que seja autor, produtor de conhecimento.
Enquanto educadores deste “tempo”, invadindo pelo crescente avanço das tecnologias, ou seja, pela tecnificação, não só no trabalho, na escola, como também na vida social, precisamos, cada vez mais, assumir uma postura de compromisso para com nossos alunos, É nós, educadores, que precisamos desenvolver as habilidades para que nossos alunos façam o uso crítico e criativo dessas ferramentas, quanto do aceso do conhecimento e nas formas de relacionamento interpessoal, tanto na escola, como nas demais instituições e processos sociais.
No entanto, sabemos que desenvolver todos os aspectos que envolvem o uso das mídias na escola não é tarefa fácil, mas com certeza, estamos num caminho em construção, objetivando ultrapassar o simples uso para chegar ao uso reflexivo e também expressivo dessas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário